Avaliação e Planeamento Participados nas Escolas Turcas

Citação: Krurm, G. and Cinkir,  Ş. (2017) Country Background Report on Distributed Evaluation And Planning in Turkish Schools (Working Paper No.4). Retrieved from Erasmus+ Distributed Evaluation and Planning in Schools (DEAPS) website: https://www.deaps.net/deapstr

Faça download do relatório para saber mais.

Introdução e Contextualização

 

Na Turquia, o Sistema Nacional de Educação é determinado pela Lei Nacional de Educação Nacional No. 1739. O Sistema de Educação Turco é gerido pelo Ministério da Educação Nacional (MoNE) de forma centralizada. Em 2011, a estrutura central do MoNE foi reestruturada com o Decreto-Lei nº 652.

 

A organização estrutural do MoNE consiste em três partes principais (ministério, organização provincial e organização estrangeira). No centro, estão o ministro, o subsecretário, o conselho de inspeção, o conselho de educação superior e sete subsecretários adjuntos. Na organização provincial, existem direcções provinciais, direcções distritais e direcções escolares. Na organização estrangeira, existem consultorias de educação e adidos.

 

A educação formal consiste em educação pré-escolar, ensino primário, ensino secundário inferior, ensino secundário e ensino superior. É realizado regularmente nas escolas com os programas de educação preparados pelo MoNE.

 

Educação pré-escolar

A educação pré-escolar abrange a educação de crianças com 3, 4 e 5 anos de idade (66 meses de idade) e é voluntária.

A educação pré-escolar visa (MoNE 2017): fazer com que as crianças se desenvolvam física, mental e emocionalmente e ganhem bons hábitos; prepará-los para o ensino primário; fornecer um ambiente comum para crianças de ambientes mal condicionados; faça com que falem turco corretamente.

 

Educação primária

Os primeiros oito anos do ensino obrigatório abrangem o ensino primário. A fase de educação primária na Turquia consiste nos primeiros oito anos da escolaridade obrigatória de 12 anos. É para crianças com a idade de cinco anos (66 meses) e 13 anos de idade.

 

O ensino primário visa fazer com que cada criança turca adquira os conhecimentos, habilidades, atitudes e hábitos básicos necessários para ser um bom cidadão. Também visa educar as crianças de acordo com a moralidade nacional e prepará-las para uma educação superior em termos de seus interesses e habilidades.

 

Educação secundária superior

O ensino secundário superior abrange instituições de ensino geral, profissional e técnico com, pelo menos, quatro anos de ensino formal ou não formal obrigatório. O ensino médio tem como objetivo dar uma cultura comum a todos os alunos,

Também visa preparar os estudantes para o ensino superior ou a vida profissional de acordo com seus interesses e habilidades em vários programas e escolas.

 

Ensino superior

Na Turquia, o ensino superior inclui todas as instituições de ensino que oferecem ensino superior de pelo menos dois anos.

O objetivo geral do ensino superior é (MEB, 2017) é educar os alunos de acordo com seus interesses e habilidades em relação à política científica da Turquia e as necessidades de recursos humanos em vários níveis.

 

 


 

 

Objetivos 

 

IINFORMAÇÃO

AVALIAÇÃO

QUESTIONÁRIO

MAPA CONCEPTUAL

 

Adicional

ESTUDOS DE CASO

CAIXA DE FERRAMENTAS

MOOC

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Universities

 

EQI - DCU INSTITUTE OF EDUCATION

UA - UNIVERSITEIT ANTWERPEN

IPV - INSTITUTO POLITECNICO DE VISEU

UAK - UNIVERSITY OF ANKARA

DEAPS Infos de contacto

PROJECT COORDENADOR

Dr. Martin Brown

EQI

DCU Institute of  Education

Ireland

E: martin.brown@dcu.ie

T: 353 1 8842253